Resultado foi 0,5% melhor do que em janeiro. Segmentos de supermercados, produtos alimentícios e de móveis e eletrodomésticos foram os que mais se destacaram

As vendas no comércio, setor composto por mais de 6,5 milhões de pequenos negócios, aumentaram neste início de ano. De acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta foi de 0,5% em fevereiro na comparação com janeiro deste ano – o índice voltou a crescer após uma série de quatro meses em estabilidade. Os destaques foram para os segmentos de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%) e de móveis e eletrodomésticos (0,9%).
Em comparação ao mesmo período no ano passado, o volume de vendas no comércio varejista avançou 1,5%, com cinco dos oito setores investigados em alta: móveis e eletrodomésticos (9,3%), tecidos, vestuário e calçados (8,6%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e combustíveis e lubrificantes (1,5%).
"O crescimento foi significativo em fevereiro, mas as perspectivas para o restante de 2025 apontam para um crescimento mais moderado, com fatores como a inflação, juros e confiança do consumidor exercendo influência".
Flávio Petry, analista de Competitividade do Sebrae.
De acordo com o analista, para garantir que as vendas continuem em alta durante todo o ano, os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) precisam adotar, pelo menos, três estratégias fundamentais. São elas:
ASN
