Por Ana Flávia Machado
Com 450 inscritos, entre eles produtores, gerentes, colaboradores, profissionais, estudantes e empresários do setor pecuário e 16 Estados da federação presentes, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso foi palco do Maior Encontro da Pecuária de Corte do Nordeste nos últimos três dias.

Passados dois anos pós pandemia, sendo realizado no formato digital, a novidade este ano foi a realização de dois grandes leilões movimentando milhões de reais. Para Marcelo Araújo, médico veterinário e Diretor Técnico da Start Soluções no Agronegócio, considera-se que o Encorte 2022 foi um sucesso. “Passamos das nossas expectativas, com lotação máxima do auditório. Foram vários Estados presentes, onde discutimos pontos essenciais na pecuária de corte. Alcançamos nossos objetivos e já estamos planejando 2023 um evento muito maior, com uma megaestrutura e um leque de novos conteúdos”, disse.
Neste ano, além do ciclo de palestras extenso, a expoencorte cresceu. Foram mais de 23 empresas expondo seus negócios, fazendo networking e apresentando soluções que tem no mercado agropecuário e agronegócio. “Um evento de grande importância para a região, que tem acrescentado muito. Foi lindo de ver o comprometimento dos participantes altamente engajados com seus negócios, onde nós, empresa, fazemos o comercial. A Start mais uma vez sai na frente. Parabéns pelo evento,” ressaltou Olavo Lopes, supervisor técnico da De Heus.
“Eu estou surpreendido positivamente, aprendi muita coisa que eu ainda não conhecia. Quanto conteúdo rico. Estou impactado, pois nós, produtores, sempre achamos que sabemos de tudo. A qualidade dos palestrantes e de quem faz esse evento acontecer, é surreal, eu nunca vi isso em Estado algum, e olhe que eu giro esse brasil todo. O Encorte realmente é um diferencial. Colocou o Nordeste no mapa do Brasil na área da Pecuária”, exaltou Oldgard de Freitas, produtor rural.
Para o supervisor comercial de agronegócios da Intelbras e especialista em tecnologias digitais, Marcus Hoffmann, o Encorte se torna uma referência para a pecuária nacional. “Foi um evento sensacional, onde reuniu produtores do Brasil todo, pessoas interessadas e engajadas, que fizeram o evento acontecer. Como um todo conseguimos elevar um patamar de qualidade excepcional e uma organização fantástica. Marcelo e sua equipe estão de parabéns. Não tenho dúvidas que esta edição será referência Nacional para os próximos”, disse.

O evento tem o objetivo de compartilhar o perfil das propriedades pecuárias em áreas, rebanhos e na utilização de técnicas agronômicas, zootécnicas e gerenciais. Para isso, profissionais da área e produtores se reúnem para gerar novos negócios, além de encontrarem soluções tecnológicas para problemas de desempenho.
A grade de painéis foi voltada para um futuro promissor e as palestras tiveram como foco a informação, tecnologia e geração de conhecimento, principalmente ao homem do campo. Dentre as atrações, Fernando Pancini com a palestra Segurança no Agronegócio; Gustavo Siqueira falando sobre Nutrição Estratégica na Cria; Janaína Martuscello com a palestra “Seu capim é dinheiro” e outros nomes de alcance nacional.
O Encorte é realizado pelo grupo Start Soluções no Agronegócio, em parceria com Karina Costa, Marketing Veterinário e Agromarketing e só é possível graças a empresas e instituições que apoiam e incentivam o crescimento da pecuária de corte no Nordeste como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AL) e o Agreste Leilões, Coagro, Terra Tecnologia Agrícola e DroneCenter Tecnologia. Além de Banco do Nordeste, Rubber Tank, Fazenda Mangabeira, ConsultRural, Semear Agronegócios, Dom Grill, Arames Belgo, Agropecuária Santa Nazaré, TPS Agrocomercial, Nutron e R2 Distribuição.
